Sente-se mal depois de beber leite ou derivados?
Descubra se sofre de intolerância à lactose!
O QUE É?
A lactose é o principal açúcar do leite. Está presente, de forma mais predominante, no leite condensado, leite evaporado, leite em pó, leite (gordo, meio-gordo, magro, desnatado, com chocolate), queijo, gelado, natas, leite com chocolate e manteiga.
A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir o açúcar lactose devido a uma deficiência da enzima digestiva lactase. Estima-se que 70% da população mundial - entre os quais, 1/3 dos portugueses -, sofra de intolerância à lactose.
O LACTOTEST permite conhecer se tem intolerância à lactose. Pode ser realizado através de amostras de ar expirado (teste respiratório) ou de sangue (teste de doseamento da glicose).
Desconfia que tem intolerância à lactose? Faça download do questionário aqui.
PARA QUEM ESTÁ INDICADO?
Pessoas com sintomas associados a intolerância à lactose: dor e distensão abdominal, inchaço, gases, diarreia ou cólicas, náusea, vómitos.
Pessoas com doenças relacionadas com a intolerância à lactose: dor de cabeça, vertigem, perda de memória, letargia, arritmia cardíaca.
TIPOS DE TESTES DISPONÍVEIS
Teste Respiratório: o teste tem a duração de 3h e 30 minutos, e é realizado através da recolha de 8 amostras de ar expirado a cada 30 minutos, após ingestão de solução que contém lactose. Este é o método mais simples e rigoroso de avaliação da deficiência de lactase, e o mais utilizado.
Teste de Doseamento da Glicose (sangue): o teste tem a duração de 2h, e é realizado através da colheita de 7 amostras de sangue realizadas aos 0, 15, 30, 45, 60, 90 e 120 minutos após ingestão de solução que contém lactose. É um teste alternativo menos sensível.
COMO SE REALIZA?
Amostra de ar expirado (respiratório) ou sangue (glicose).
Jejum mínimo de 12h (respiratório) ou de 8h (glicose).
Idade mínima (respiratório): a partir dos 5 anos, desde que a criança consiga soprar para a bolsa.
Advertências (respiratório): só pode efetuar o teste: 4 semanas após a última dose de antibióticos e/ou produtos que contenham bismuto, e/ ou probióticos; 2 semanas após uma colonoscopia; 7 dias após a toma de laxantes; 2 dias após a última dose de agentes que aumentam a motilidade intestinal.
1 dia antes (respiratório): recomenda-se uma dieta com uma quantidade mínima de hidratos de carbono não absorvíveis (amidos e açúcares). Evitar alimentos como massas, produtos integrais, farelo, granola, cereais ricos em fibra, sumos de fruta, compota de maça, damascos, bananas, meloa, salada de fruta enlatada, uvas, melão, pêssegos, melancia, frutos secos e crus do tipo passas e bagas, sumos de vegetais, batatas, beterrabas, feijão verde, cenouras, aipo, pepino, beringela, alface, cogumelos, pimentões verdes/ vermelho, abóbora, brócolos, couve-flor, couve de bruxelas, repolho, couve, feijão, lentilhas, milho, avelã, amêndoas, nozes, leite, queijo, gelados, iogurte, manteiga. Exemplo de alimentos que pode comer: frango, peru, peixe assado ou cozido (apenas com sal e pimenta), pão branco, arroz cozido ao vapor, ovos escalfados ou cozidos, caldo claro de frango ou carne, água ou chá.
1h antes (respiratório): não dormir, fumar nem realizar exercício físico. Recomenda-se higiene oral antes de iniciar o teste.
Resultados em 8 dias úteis, disponíveis em português e espanhol.
Marcação prévia recomendada (respiratório), pois a análise tem um kit específico que pode não estar disponível. A marcação é efetuada diretamente com as unidades SYNLAB.
Análise não comparticipada.
Comments