top of page

GLUTENTEST



Sente-se mal depois de comer cereais?

Descubra se sofre de intolerância ao glúten!


O QUE É?

O glúten é um conjunto de proteínas que se encontram no trigo, na cevada, no centeio, na aveia e em todos os produtos derivados dos mesmos. Também pode ser encontrado em suplementos alimentares e alguns medicamentos.


A intolerância ao glúten (ou sensibilidade ao glúten não-celíaca) ocorre quando o corpo tem uma reação negativa à ingestão de glúten, mas não origina diretamente danos no intestino delgado, como é o caso da doença celíaca. Os sintomas de ambas são semelhantes, e o tratamento é o mesmo.


Ainda não se sabe se a intolerância ao glúten é uma condição permanente ou transitória. Por isso, após a exclusão da doença celíaca, recomenda-se a realização de uma dieta rigorosa isenta de glúten, que deve ser mantida durante toda a vida.


O GLUTENTEST avalia a probabilidade de sofrer de intolerância ao glúten.


PARA QUEM ESTÁ INDICADO?

Está indicado para pessoas com sintomas de intolerância ao glúten. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, e podem apresentar-se de forma isolada ou em simultâneo.

  • Gastrointestinais: dor e inchaço abdominal, diarreia, náuseas e gases.

  • Extraintestinais: dor de cabeça, enxaqueca, confusão mental, fadiga, fibromialgia, dores nas articulações e nos músculos, dormência nas pernas ou braços, formigamento nas extremidades, dermatite (eczema ou erupção cutânea), distúrbios como asma, rinite, outras alergias, depressão, ansiedade, anemia por deficiência de ferro, deficiência de folato ou doenças auto-imunes.

  • Distúrbios neurológicos e psiquiátricos: ataxia, esquizofrenia, epilepsia, distúrbios alimentares, autismo, distúrbio de déficit de atenção e hiperatividade, alucinações, e distúrbios de movimento.


COMO SE REALIZA?

  • Amostra de sangue.

  • Sem jejum nem qualquer preparação especial.

  • Se estiver a realizar uma dieta isenta de glúten, deve terminá-la antes de realizar este teste.

  • Resultados em 11 dias úteis, disponíveis em português.

  • Análise não comparticipada.




FONTE: synlab.pt/analises-especiais/glutentest

bottom of page