GLUTENGEN

Conhece a sua predisposição genética para intolerância ao glúten?

A doença celíaca afeta cerca de 1% da população portuguesa, e estima-se que cerca de 100.000 casos ainda estejam por diagnosticar.

O glúten é um conjunto de proteínas que se encontram no trigo, cevada, centeio, aveia e em todos os produtos derivados dos mesmos.

A doença celíaca (DC) é uma intolerância permanente ao glúten, desenvolvida em indivíduos com uma predisposição genética. O risco de reaparecimento da doença após o primeiro caso num dos pais ou irmãos é cerca de 10 vezes maior. Motivo pelo qual se recomenda a realização deste teste a familiares de primeiro grau de celíacos.

O tratamento consiste na criação e manutenção de um plano alimentar rigoroso sem glúten ao longo da vida. O GLUTENGEN permite conhecer a predisposição genética para doença celíaca.

• Pessoas com suspeita clínica de doença celíaca e estudo serológico negativo, antes de realizar a biópsia.

• Pessoas com estudo serológico de doença celíaca positivo, e que rejeitam a biópsia.

• Pessoas com sintomas associados a doença celíaca: perda de peso e apetite, fadiga, náuseas, vómitos, diarreia, distensão e dor abdominal, perda de massa muscular, atraso no crescimento, depressão, entre outros.

• Pessoas com doenças relacionadas a doença celíaca: diabetes mellitus tipo 1, tiroidite autoimune / hiper ou hipo-tiroidismo, dermite herpetiforme, ataxia, síndrome de Down, de Turner ou de Williams, deficiência selectiva de IgA.

• Familiares de primeiro grau de celíacos: pais, irmãos ou filhos.

• Amostra de sangue.

• Sem jejum nem qualquer preparação especial.

• Resultados em 8 dias úteis, disponíveis em português.

• Requisição Médica obrigatória.